A EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA PREVENÇÃO AO USO DE DROGAS
Keywords:
Educação em saúde. Prevenção. Drogas. Jovem.Abstract
O artigo tem como objetivo apresentar as ações de educação em saúde, no âmbito da prevenção ao consumo de drogas, realizadas no projeto de extensão “GEMTI – Grupo de Estudantes que Multiplicam e Transformam Ideias”. As ações foram desenvolvidas com 318 alunos, divididos em 10 turmas com idade média de 15 a 19 anos, de duas escolas públicas de Belo Horizonte - MG. Foram desenvolvidas três intervenções por turma estabelecendose inicialmente a exposição do tema seguida por discussão com ampla participação dos alunos. Foram utilizados modelos anatômicos, recursos áudio visuais, imagens, esquemas e fotos com o intuito de “provocar a discussão” e levar a reflexão sobre as consequências diante das escolhas que trazem risco à saúde. Diante da participação dos alunos nas discussões, acredita-se que as ações realizadas pelo GEMTI repercutiram de maneira positiva permitindo a transmissão de conhecimento e a ponderação sobre o tema, mudanças de conceitos e hábitos de vida.
Downloads
Published
Issue
Section
License
a) Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
b) By submitting an article to the Revista Conexão UEPG and having it approved, the authors agree to assign, without compensation, the following rights to the Journal: the rights of first publication and the rights to redistribute the article and its metadata to the indexing and reference services that the editors deem appropriate.
c) Readers are free to transfer, print out and use the articles published in the Journal, as long as there is always explicit mention to the author(s) and to the Revista Conexão UEPG and as long as there is no alteration of the original work. Any other use of the texts needs to be approved by the author(s) and by the Journal.