EXTENSÃO, PESQUISA E ENGAJAMENTO: APRENDIZADO DE LUTAS E DORES NO SEMINÁRIO MEMORIAL DAS OCUPAÇÕES ESTUDANTIS
DOI:
https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.15.i1.0008Palabras clave:
Evento de extensão, Memória, Ocupações estudantis.Resumen
O texto faz uma descrição e análise do Seminário Memorial das Ocupações Estudantis, promovido pelo projeto de extensão da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG) Grupo de Estudos sobre a Juventude, ocorrido em novembro de 2016. Por meio de categorias de Walter Benjamin acerca da história e da memória, bem como de Jacques Rancière sobre subjetivação política, analisam-se os registros do planejamento, realização e avaliação pelo Grupo de Estudos sobre o Seminário, bem como os desdobramentos do evento. Como resultados, a consecução do objetivo de valorizar as memórias de luta do movimento das ocupações no Sul de Minas Gerais, ao lado do reconhecimento – não tão esperado – de um grande manancial de angústia e mal-estar entre estudantes que ocuparam escolas e universidade. Conclui-se com a proposição de uma pesquisa que investigará as trajetórias escolares e políticas das/dos ocupas.
Citas
ANDRADE, Cláudia Braga de; COUTINHO, Luciana Gageiro. A escola é nossa: uma escuta do movimento das ocupações. In: PEREIRA, Marcelo Ricardo (Org.). Os sintomas na educação de hoje: que fazemos com isso? Belo Horizonte: Scriptum, 2017, cap. 15, p. 151-161.
ARENDT, Hannah. A condição humana. 10. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2007.
BENJAMIN, Walter. A imagem de Proust. In: _____. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 3. ed., 1994, p. 36-49.
BENJAMIN, Walter. Paris, capital do século XIX”, In: KOTHE, Flávio (Org.). Walter Benjamin. São Paulo: Ática, Coleção Grandes Cientistas Sociais, 1985, p. 31-43.
BENJAMIN, Walter. Sobre alguns temas em Baudelaire. In: Benjamin, Habermas, Horkheimer e Adorno, São Paulo: Abril Cultural, Coleção Os Pensadores, 1983, p. 29-56.
CASTRO, Lúcia Rabello de (Coord.). Falatório: participação e democracia na escola. Rio de Janeiro: Contracapa, 2010. Disponível em: . Acesso em: 10 jun. 2018.
CASTRO, Lúcia Rabello de. Juventude e socialização política: atualizando o debate. Psicologia: Teoria e Pesquisas, v. 25, n. 4, p. 479-487, 2009.
CASTRO, Lúcia Rabello de; MATTOS, Amans Rocha. O que é que a política tem a ver com a transformação de si? Considerações sobre a ação política a partir da juventude. Análise Social, v. XLIV, n. 193, p. 793-823, 2009.
COSTA, Adriana Alves Fernnades; GROPPO, Luís Antonio. O movimento de ocupações estudantis no Brasil. São Carlos: Pedro & João, 2018.
FREIRE, P. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: Unesp, 2000.
GROPPO, Luís Antonio. Ocupação de uma universidade no sul de Minas Gerais. In: COSTA, Adriana Alves Fernandes; GROPPO, Luís Antonio (Orgs.). O movimento de ocupações estudantis no Brasil. São Carlos: Pedro & João, p. 293-328, 2018.
GROPPO, Luís Antonio et al. Ocupações no Sul de Minas: autogestão, formação política e diálogo intergeracional. ETD - Educação Temática Digital, Campinas/SP, v.19, n.1, p. 141-164, 2017. Disponível em: <https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8647616>. Acesso em: 10 abr. 2017.
GROPPO, Luís Antonio. Alegoria e modernidade em Walter Benjamin. Cultura Vozes, São Paulo, v. 97, p. 15-26, 2003.
KONDER, Leandro. Walter Benjamin. O marxismo da melancolia, 2. ed. Rio de Janeiro: Campus, 1989.
RANCIÈRE, Jacques. O ódio à democracia. São Paulo: Boitempo, 2014.
RANCIÈRE, Jacques. O desentendimento: política e filosofia. São Paulo: Editora 34, 1996.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Ao submeter um artigo à Revista Conexão UEPG e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
c) Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista Conexão UEPG e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.