DESENVOLVIMENTO INFANTIL EM MENORES DE DOIS ANOS ANTES E DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19: ESTUDO TRANSVERSAL

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.20.23278.017

Resumen

O estudo objetivou analisar o padrão de desenvolvimento infantil nos menores de dois anos acompanhados nas consultas de enfermagem antes e durante a pandemia da covid-19. Trata-se de pesquisa transversal, quantitativa, com dados secundários provenientes das consultas de enfermagem em puericultura, realizadas pelo projeto de extensão “Puericultura: promoção e proteção da infância saudável – Puppis”. A amostra foi composta por 62 crianças de 0 a 24 meses de vida, atendidas pelo projeto entre 2018 e 2022. Para a análise, utilizou-se o software SPSS e aplicaram-se testes Qui-quadrado de Pearson/Exato de Fisher e razão de prevalência. Dos 62 lactentes, 41,9% apresentaram alteração no desenvolvimento, cuja prevalência foi 64% menor no período pré-pandêmico (RP 0,36; IC 95% 0,06-0,59). As alterações do desenvolvimento infantil mostraram associação com o período pandêmico (p<0,003) e com o trabalho remunerado materno (p<0,025), apontando para a importância do ambiente e dos cuidados maternos para a promoção do desenvolvimento pleno infantil.

Descritores: Desenvolvimento infantil; Lactente; Pandemia; Covid-19; Relações Comunidade-Instituição; Enfermagem Pediátrica.

Biografía del autor/a

Ingrid Joyce Souza Bezerra, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife, Pernambuco, Brasil.

Weslla Karla Albuquerque Silva de Paula, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Professora na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife, Pernambuco, Brasil. Doutorado em Saúde Materno Infantil.

Thaís de Almeida da Silva, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Aluna de Doutorado na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife, Pernambuco, Brasil.

Ana Paula Esmeraldo Lima, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Professora na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife, Pernambuco, Brasil. Doutorado em Saúde da Criança e do Adolescente.

Publicado

2024-11-05