UTILIZAÇÃO DO LÚDICO COMO COADJUVANTE DO CUIDADO PRESTADO PELA ENFERMAGEM NA PEDIATRIA
Palabras clave:
Enfermagem, Lúdico, Criança hospitalizada.Resumen
Relato de um Projeto de Prática Assistencial de Enfermagem, proposto pela disciplina de Trabalho de Conclusão do Curso de Enfermagem da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – Campus Frederico Westphalen. As ações do projeto foram implantadas no primeiro semestre de 2009, na Unidade Pediátrica de um hospital da Região Norte do RS. Teve como objetivo proporcionar o cuidar, essência da profissão Enfermagem, através de momentos de recreação, diversão e lazer para as crianças que se encontravam hospitalizadas, permitindo que desenvolvessem as atividades próprias da idade, que a hospitalização ou a própria patologia acabaram limitando ou impossibilitando. Participaram do projeto quinze crianças, na faixa etária de dois a nove anos. As ações traduziramse em: pinturas, desenhos, confecções de cartões, dobraduras e histórias. As ações possibilitaram aos pequenos pacientes atividades que vão além das impostas no ambiente hospitalar, permitindo à equipe de enfermagem oferecer um plano de ação diferenciado.
Descargas
Número
Sección
Licencia
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Ao submeter um artigo à Revista Conexão UEPG e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
c) Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista Conexão UEPG e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.