TECNOLOGIAS ALTERNATIVAS DE PRODUÇÃO VEGETAL EM TELHADOS VERDES EM ÁREAS DE INTERESSE SOCIAL
Palabras clave:
Hidrocidades, Agricultura Urbana, Naturação.Resumen
Este artigo é resultado do projeto de extensão apoiado pelo Programa de Bolsas Institucionais de Extensão (BIEXT) da Univeridade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRuralRJ, ocorrido entre junho de 2009 à janeiro de 2010 em duas áreas do Rio de Janeiro, a Vila Cascatinha, em Jacarepaguá e o Mutirão Coqueiral, em Seropédica. O objetivo foi transferir tecnologia de cultivo alternativo para produção vegetal em áreas de interesse social da Baixada de Jacarepaguá e Baixada Fluminense, visando à melhoria da qualidade de vida. A metodologia foi orientada por uma abordagem pesquisa-ação, integrando ensino, pesquisa e extensão (THIOLLENT, 2000; BARBIER, 2002). Como resultado pôde-se concluir que a adoção dos sistemas de produção vegetal em áreas urbanas, utilizandose embalagens descartáveis e a tecnologia de telhados verdes, pode se tornar um veículo para a identificação do conhecimento intrínseco dos membros da comunidade, que permite a consolidação e o aproveitamento deste em atividades produtivas.
Descargas
Número
Sección
Licencia
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Ao submeter um artigo à Revista Conexão UEPG e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
c) Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista Conexão UEPG e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.