UTILIZAÇÃO DE PLANTAS MEDICINAIS E AROMATERAPIA COMO FERRAMENTA NO ENSINO FUNDAMENTAL DAS CIÊNCIAS
Palabras clave:
Plantas medicinais, Aromaterapia, Ensino fundamental de ciências.Resumen
O presente projeto é resultado de uma parceria entre a Universidade Estadual de Ponta Grossa e a Escola Estadual Medalha Milagrosa – Ponta Grossa – PR, o qual utilizou Plantas Medicinais e Aromaterapia como ferramenta no ensino Fundamental das Ciências. A metodologia empregada baseou-se no cultivo, coleta e dessecação de plantas medicinais dentro de parâmetros preconizados. Foram envolvidos acadêmicos do curso de Farmácia e educandos da 6ª série da referida escola. Como estratégia de ensino, proporcionou- se a estes alunos, estudos morfo-anatômicos e conceitos de Botânica com espécies medicinais. Também foram realizadas visitas ao horto medicinal e aos laboratórios da UEPG onde os envolvidos acompanharam a extração e caracterização de óleos essenciais, obtidos de espécies vegetais. Como resultados, observou-se significativo envolvimento no processo ensino-aprendizagem, com vivências experimentais na área de Fitoterapia, proporcionando aos acadêmicos a valorização dos seus conhecimentos pela experimentação e novas perspectivas numa área emergente direcionada ao estudo de plantas medicinais.
Descargas
Número
Sección
Licencia
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Ao submeter um artigo à Revista Conexão UEPG e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
c) Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista Conexão UEPG e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.