PROGRAMA ALFASOL – O DIÁLOGO ENTRE A UNIVERSIDADE E A ALFABETIZAÇÃO DE ADULTOS

Autores/as

  • Esméria de Lourdes Saveli Universidade Estadual de Ponta Grossa

Palabras clave:

Alfabetização de adultos, Formação de professores.

Resumen

O presente texto tem por objetivo relatar uma experiência extensionista vivenciada por acadêmicos (as) do 3º e do 4º ano do Curso de Pedagogia, que se inscreveram no Projeto de Alfabetização Solidária, para desenvolverem as ações de formação inicial e acompanhamento dos alfabetizadores de adultos em quatro municípios do Estado da Bahia. A referida ação extensionista foi executada em duas etapas distintas: formação dos formadores em que se desenvolviam atividades teórico-práticas com os/as acadêmicos (as) sobre o tema alfabetização de adultos, ocorrendo no espaço da universidade, e a outra etapa, denominada ecologia de saberes em que se promoveram diálogos entre o saber científico que a universidade produz e os outros saberes, provenientes de diferentes culturas e experiências vindas dos alfabetizadores e acadêmicos (as).

Biografía del autor/a

Esméria de Lourdes Saveli, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Professora Dra. do Departamento de Educação – Universidade Estadual de Ponta Grossa.