ESPANHOL NO CURSINHO POPULAR: CIDADANIA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Autores/as

  • Joziane Ferraz de Assis Universidade Federal de Viçosa
  • Everalda Ribeiro da Silva Universidade Federal de Viçosa

Palabras clave:

Espanhol, Educação popular, Formação de professores.

Resumen

O projeto “Espanhol no cursinho popular: cidadania e formação de professores” foi criado para suprir a lacuna encontrada no Cursinho Popular Paula Cândido (CPPC) que, até 2011, não oferecia aulas da disciplina Língua Espanhola. O CPPC surgiu em 2010 e, desde sua criação, oferece aulas semanais aos sábados na Escola Municipal Antônio Faustino Duarte em Paula Cândido/MG. O projeto teve por objetivos implantar o ensino de Língua Espanhola no CPPC e preparar os alunos para realizar o Exame Nacional do Ensino Médio e outros exames de seleção para ingresso no ensino superior. As aulas de Espanhol se baseiam em leitura e compreensão de textos, já que este é o modelo de avaliação do ENEM e, de acordo com a matriz de referência do Exame, o aluno deve utilizar a Língua Estrangeira como acesso a informações sobre outros grupos sociais.

Biografía del autor/a

Joziane Ferraz de Assis, Universidade Federal de Viçosa

Mestre em Letras; Professora de Língua Espanhola do Departamento de Letras da UFV.

Everalda Ribeiro da Silva, Universidade Federal de Viçosa

Graduanda em Letras Português-Espanhol. Bolsista PIBEX 2012.

Publicado

2013-06-10