A CONTRIBUIÇÃO DO PROJETO “GESTORES DE CADEIAS PRODUTIVAS RURAIS” NO PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL SUSTENTÁVEL - DRS DO BANCO DO BRASIL: UM ESTUDO DE CASO NO MUNICÍPIO DE CATANDUVAS, TERRITÓRIO CANTUQUIRIGUAÇU - PR
Palabras clave:
Extensão Rural, Metodologias Participativas, Cadeia produtiva do leite.Resumen
Este estudo destaca o trabalho de sensibilização e aplicação da matriz FOFA na cadeia produtiva do leite em Catanduvas - PR, ação integrante do projeto de extensão financiado pela Fundação Banco do Brasil, que utilizou a metodologia proposta pela Universidade Corporativa do Banco do Brasil e pelo Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura - IICA. O trabalho aconteceu em 12 estados brasileiros e proporcionou apoio técnico para a estruturação das cadeias produtivas interligadas ao DRS do BB. Metodologicamente, pode-se destacar a fase de sensibilização regional, seguida de aplicação de um diagnóstico participativo, finalizando com a elaboração de um plano de negócios, vinculado a estratégias de desenvolvimento rural sustentável. Conclui-se que há necessidade de desenvolver ações estruturantes entre os agricultores familiares e fomento ao cooperativismo, porém percebe-se que estas ações têm mais chance de serem desempenhadas quando elas surgem de um processo participativo de discussão e planejamento da cadeia produtiva.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Ao submeter um artigo à Revista Conexão UEPG e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
c) Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista Conexão UEPG e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.