AVALIAÇÃO DAS FORMAS DE AQUISIÇÃO DO MEL E SUA VIABILIDADE NA MERENDA ESCOLAR
Palabras clave:
PNAE, Agricultura familiar, Bolacha de melResumen
A partir de 2009, as escolas da rede pública passaram a utilizar, na merenda, produtos da agricultura familiar, incluindo o mel. O presente trabalho teve por objetivo pesquisar as diversas formas de inserção do mel na merenda escolar utilizada em alguns municípios, desenvolver bolacha de mel enriquecida com fibras, avaliar a sua aceitação por crianças com idade entre quatro e nove anos e repassar os resultados aos apicultores. As formas de inserção do mel na merenda escolar foram a utilização no pão, para adoçar sucos e chás e em saches. A degustação demonstrou que as bolachas tiveram 95% aceitação entre as crianças e as análises microbiológicas indicaram a boa qualidade do produto. A inserção desse produto na merenda escolar contribui para uma alimentação saudável e proporciona mais uma opção aos apicultores para a comercialização do mel, fortalecendo a agricultura familiar.
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