CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO SOMÁTICA PARA OS PROFISSIONAIS DA ÁREA DA SAÚDE HOSPITALAR - DOI: 10.5212/Rev.Conexao.v.12.i2.0012
DOI:
https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.12.i2.0012Palabras clave:
Educação somática, Disfunções psicossomáticas, Lian Gong.Resumen
O projeto extensionista “Práticas somáticas aplicadas aos funcionários e servidores do Hospital São João Batista – Fundação Assistencial Viçosense”, vinculado ao programa PIBEX, teve como objetivo principal pesquisar e analisar as contribuições das práticas somáticas no tratamento e prevenção das disfunções psicossomáticas dos funcionários e servidores deste hospital, que se localiza no município de Viçosa-MG. Participaram deste estudo 115 funcionários, divididos em diversos setores do hospital. Para a coleta de dados, foram utilizados questionário diagnóstico inicial, diário de bordo e entrevista focal. Por meio das anotações no diário de bordo e resultados das entrevistas focais, percebemos que as sessões práticas proporcionaram aos participantes bem-estar físico e mental, bem como contribuíram para amenizar ou sanar tensões e estresses relacionados a jornadas ininterruptas de trabalho. Concluímos que as práticas somáticas podem trazer bem-estar integral aos indivíduos, no sentido de que equilibram as funções corpo e mente.Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Ao submeter um artigo à Revista Conexão UEPG e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
c) Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista Conexão UEPG e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.