ESTRATÉGIAS EDUCATIVAS PARA PROMOÇÃO DA SAÚDE DE IDOSOS DE UM CENTRO DE CONVIVÊNCIA

Autores/as

  • Francisco Ariclene Oliveira Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza - FAMETRO http://orcid.org/0000-0002-0290-4797
  • Lucivânia Santos Freitas Barros Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza - FAMETRO
  • Flávia Ildecir Pires Fernandes Aguiar Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza – FAMETRO
  • Linicarla Fabiole de Souza Gomes Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza – FAMETRO
  • Maria Vilani Cavalcante Guedes Universidade Estadual do Ceará – UECE
  • Denizielle de Jesus Moreira Moura Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza – FAMETRO

DOI:

https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.13.i3.0012

Palabras clave:

idoso, educação em saúde, enfermagem.

Resumen

O envelhecimento populacional é um dos maiores desafios da saúde pública contemporânea. Nesse contexto, é oportuno lançar mão de estratégias que possam favorecer o cuidado de enfermagem aos idosos, por meio de atividades de extensão à comunidade, tendo em vista a importância do fenômeno do envelhecimento saudável e bem-sucedido. Assim, objetivou-se neste artigo descrever a realização de estratégias educativas extensionistas para promoção da saúde de idosos de um centro de convivência. Trata-se de um relato de experiência, realizado nos meses de março a maio de 2014, com a participação de 50 idosos, desenvolvida por acadêmicos de enfermagem, integrantes do Projeto de Extensão e Pesquisa em Saúde da Família de uma IES de Fortaleza-CE. O método vivencial proposto foi o de oficinas, apoiado no referencial teórico do Círculo de Cultura de Paulo Freire, por configurar-se como metodologia ativa, favorecedora de um espaço para reflexões e discussões acerca das práticas cotidiana dos sujeitos. Os resultados sugerem que a utilização de estratégias educativas pode favorecer a qualidade de vida dos idosos, promovendo uma visão mais positiva da própria velhice. Acredita-se que é de fundamental importância impulsionar uma atenção integral à pessoa idosa, com vistas a incrementar o número de idosos ativos no convívio social e familiar.

Biografía del autor/a

Francisco Ariclene Oliveira, Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza - FAMETRO

Aluno de Graduação da Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza (FAMETRO), CE - Brasil. 

Lucivânia Santos Freitas Barros, Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza - FAMETRO

Enfermeira. CE - Brasil.

Flávia Ildecir Pires Fernandes Aguiar, Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza – FAMETRO

Enfermeira. CE - Brasil.

Linicarla Fabiole de Souza Gomes, Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza – FAMETRO

Professora da Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza (FAMETRO), CE - Brasil. Doutorado em Enfermagem.

 

 

Maria Vilani Cavalcante Guedes, Universidade Estadual do Ceará – UECE

Professora da Universidade Estadual do Ceará (UECE), CE - Brasil. Doutorado em Enfermagem.

Denizielle de Jesus Moreira Moura, Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza – FAMETRO

Professora da Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza (FAMETRO), CE - Brasil. Doutorado em Cuidados Clinicos em Saúde.

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Publicado

2017-08-31