REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE BIOÉTICA
DOI :
https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.14.i1.0010Mots-clés :
bioética, educação, formação de conceito.Résumé
A bioética é uma área de extrema importância para a formação dos profissionais da saúde. Ela se caracteriza por procurar construir conhecimentos críticos e reflexivos envolvendo muitos aspectos, entre eles a pesquisa com seres humanos e animais. Tendo em vista estes parâmetros, duas instituições de ensino superior da cidade de Dourados realizaram, em conjunto, um Seminário sobre o assunto, para promover a discussão das questões relativas a este campo entre os alunos dos cursos de biomedicina e enfermagem. Assim, foi realizado um projeto de extensão que se caracterizou pela realização de dez encontros, nos quais se discutiram os mais diversos temas referentes à área. No último encontro, os alunos foram convidados a opinar sobre a importância da temática para a sua formação. O presente artigo tem por objetivo discutir e descrever as reflexões feitas pelos docentes envolvidos no projeto em relação às respostas obtidas com os discentes. Concluiu-se que esse tipo de ação, além de promover a interação interinstitucional, é importante para os futuros profissionais para superar sua formação técnica, tornando-se aptos a trabalhar com problemas que surgem diariamente e que têm em si aspectos envolvendo questões éticas.
Références
ANDRADE, A. F. L.; et al. Processo Ensino-Aprendizagem em Bioética: um Debate Interdisciplinar. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 40, n. 1, p. 102-108, 2016.
BEECHER, H. K. Ethics and clinical research. The New England Journal of Medicine, v. 274, n. 24, p. 1354-1360, 1966.
BOFF, L. Saber cuidar: ética do humano. Compaixão pela terra. Petrópolis: Vozes, 1999.
CLOTET, J. Por que bioética? Revista Bioética, v. 1, n. 1, p. 8-14, 1993.
COUTO FILHO, J. C. F. et al. Ensino da Bioética nos cursos de Enfermagem das universidades federais brasileiras. Revista Bioética, v. 21, n. 1, p. 179-185, 2013.
DINIZ, D.; CORRÊA, M. Declaração de Helsinki: relativismo e vulnerabilidade. Caderno de Saúde Pública, v. 17, n. 3, p. 679-688, 2001.
DURANT, G. A bioética: natureza, princípios, objetivos. São Paulo: Paulus, 1995.
FISCHER, M. L. et al. Caminho do Diálogo: uma experiência bioética no ensino fundamental. Revista Bioética, v. 25, n. 1, p. 89-100, 2017.
GOMES, J. C. M. O atual ensino da ética para os profissionais de saúde e seus reflexos no cotidiano do povo brasileiro. Revista Bioética, v. 4, n. 1, p. 35-45, 1996.
MARANDOLA JR., E.; HOGAN, D. J. As dimensões da vulnerabilidade. São Paulo em Perspectiva, v. 20, n. 1, p. 33-43, 2006.
PEGORARO, O. A. Ética e Bioética: da subsistência à existência. Petrópolis: Vozes, 2010.
MALUF, F.; FAÇANHA, T. R. S. A presença do ensino da bioética na Enfermagem. Revista Pró-UniverSUS, v. 8, n. 1, p. 17-25, 2017.
PAIVA, L. M.; GUILHEM, D.; SOUSA, A. L. L. O Ensino da bioética na graduação do profissional de saúde. Medicina (Ribeirão Preto. Online), v. 47, n. 4, p. 357-369, 2014.
PESSINI, L.; BARCHIFONTAINE, C. P. Problemas atuais de bioética. 2.ed. São Paulo: Edições Loyola, 1997.
REGO, S.; PALACIOS, M. Contribuições para planejamento e avaliação do ensino da bioética. Revista Bioética, v. 25, n. 2, p. 234-243, 2017.
RIPPEL, J. A.; MEDEIROS, C. A.; MALUF, F. Declaração Universal sobre Bioética e Direitos Humanos e Resolução 466/2012: análise comparativa. Revista Bioética, v. 24, n. 3, p. 603-612, 2016.
SCHRAMM, F. R. Bioética da proteção: ferramenta válida para enfrentar problemas morais na era da globalização. Revista Bioética, v. 16, n. 1, p. 11-23, 2008.
SCHUH, C. M.; ALBUQUERQUE, I. M. A ética na formação dos profissionais da saúde: algumas reflexões. Revista Bioética, v. 17, n. 1, p. 55-60, 2009.
SGRECCIA, E. Manual de Bioética. São Paulo: Martins Fontes, 1994.
Téléchargements
Publié-e
Numéro
Rubrique
Licence
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Ao submeter um artigo à Revista Conexão UEPG e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
c) Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista Conexão UEPG e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.