PERCEPÇÕES SOBRE ENVELHECIMENTO HUMANO E QUALIDADE DE VIDA ATRAVÉS DO DISCURSO DE ALUNOS IDOSOS DE UMA UNIVERSIDADE ABERTA PARA A MELHOR IDADE
DOI :
https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.16.15054.033Résumé
O objetivo deste artigo é compreender as percepções sobre o envelhecimento humano e a qualidade de vida no discurso de idosos que participam do projeto de extensão Universidade Aberta para a Melhor Idade, voltado para a terceira idade, desenvolvido na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, MS. A pesquisa foi desenvolvida com subsídio de um questionário contando com três perguntas relacionadas às percepções que os idosos têm em relação ao projeto de que faziam parte, identificando-se, por meio de seus discursos, uma preocupação em se tornarem mais ativos socialmente, terem melhor qualidade de vida, bem como de cuidar mais de sua saúde física e mental. Conclui-se que os idosos que participaram deste projeto alcançaram uma nova perspectiva em relação ao “ser” individual, valorizando sua independência e autonomia enquanto seres humanos e estabelecendo relações consigo mesmos ao se tornarem objetos de seu próprio conhecimento.
Téléchargements
Publié-e
Numéro
Rubrique
Licence
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Ao submeter um artigo à Revista Conexão UEPG e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
c) Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista Conexão UEPG e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.