FORTALEZAS E POTENCIALIDADES DE ATIVIDADES EXTENSIONISTAS: PERCEPÇÕES DE PROFESSORAS DE CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.20.23168.001

Résumé

Ações extensionistas (AE) compartilham o ensino-aprendizagem entre a comunidade e a Universidade. Constroem diálogos e provocam transformações resolutivas e includentes. Este estudo objetivou conhecer percepções de professoras atuantes em um Centro de Educação Infantil (CEI) sobre fortalezas e potencialidades das AE realizadas nessa instituição. Os dados foram coletados mediante entrevistas abertas, gravadas e transcritas com quatorze professoras, após aprovação do projeto de pesquisa “Percepções de professoras de Centro de Educação Infantil sobre atividades extensionistas” pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CAAE 67725123.3.0000.5231). Constatou-se que uma comunicação inteligível durante as AE é fundamental para a assimilação dos conteúdos pelas crianças. Quando elas compreendem aspectos relacionados ao autocuidado, podem promover saúde em seus núcleos familiares. O planejamento conjunto das AE é indispensável para o conhecimento das necessidades da escola. As AE foram consideradas instrumentos sinérgicos às atividades desenvolvidas pelo CEI e importantes para a formação dos discentes, desde que haja abertura para o ensino-aprendizagem.

Palavras-chave: Pesquisa qualitativa; Educação infantil; Integração social; Educação em saúde; Ensino superior.

Bibliographies de l'auteur-e

Lucimar Aparecida Britto Codato, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Professora na Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina, Paraná, Brasil. Doutorado em Saúde Coletiva.

Giovana Cunha Steca, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Aluna de Graduação na Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina, Paraná, Brasil.

Lucas Fernando de Oliveira Tomaz Ferraresso, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)

Aluno de Mestrado na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Araraquara, São Paulo, Brasil.

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Publié-e

2024-08-05