PRESERVAÇÃO E REVITALIZAÇÃO DO SISTEMA FAXINAL NA REGIÃO DA MATA DE ARAUCÁRIA DO PARANÁ: UM PROJETO EXTENSIONISTA
Mots-clés :
Sistema Faxinal, Caboclos, Mata Araucária - PR.Résumé
O “Sistema Faxinal” é encontrado, desde o começo do século XVIII, no âmbito da Floresta de Araucária, na região Centro- Sul do Paraná. Trata-se de pequenos povoados rurais com atividade silvo-pastoril em áreas comuns, além de uma policultura de subsistência. As áreas de criar e de plantar são separadas através de valos e cercas. O Sistema foi implantado inicialmente no contexto cultural dos caboclos, tendo sido também absorvido por imigrantes. Esta forma de uso do solo, pela sua adaptação ecológica e interação social, parece cumprir critérios de sustentabilidade. Em 1994, existiam 121 Faxinais remanescentes. Um levantamento recente demonstra que ainda subsistem 44. Os Faxinais vêm sofrendo pressão pela modernização do campo. Recentemente, observa-se um reavivar da agricultura familiar, na qual este Sistema pode vir novamente a encontrar espaço político. Em contato com a população faxinalense e com instituições governamentais e não-governamentais neles atuantes, delineiam-se diretrizes para a preservação e revitalização do Sistema.
Téléchargements
Numéro
Rubrique
Licence
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Ao submeter um artigo à Revista Conexão UEPG e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
c) Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista Conexão UEPG e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.