INTERVENÇÃO FISIOTERAPÊUTICA ASSOCIADA À PSICOMOTRICIDADE EM PORTADORES DE LESÃO MEDULAR
Mots-clés :
Traumatismos da Medula Espinhal, Desempenho Psicomotor, Fisioterapia, Reabilitação.Résumé
A lesão medular (LM) é caracterizada por perda da função motora associada a alterações biopsicossociais. Portadores de LM necessitam de programas de reabilitação bem coordenado e especializado, envolvendo diversos profissionais da saúde, que forneçam as ferramentas necessárias para o desenvolvimento de um modo de vida com qualidade. Portanto, o profissional fisioterapeuta deve desenvolver habilidades específicas para atuar de forma ampla e eficaz sob o ponto de vista da saúde integral do paciente. Este estudo tem por objetivo relatar experiências vividas no Projeto de Extensão Psicomotricidade Aplicada a Lesados Medulares, realizado na Clínica Escola de Fisioterapia da Universidade Estadual da Paraíba. A intervenção é realizada através de recursos fisioterapêuticos aliados ao conceito de Psicomotricidade, observando os aspectos motores, afetivos e cognitivos, associados à musicoterapia e à dançaterapia, com o objetivo de reestabelecer a autoestima, promovendo bem estar e qualidade de vida, como forma de propiciar independência funcional e retorno ao convívio social.
Téléchargements
Numéro
Rubrique
Licence
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Ao submeter um artigo à Revista Conexão UEPG e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
c) Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista Conexão UEPG e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.