PROJETO DE EXTENSÃO - FORMAÇÃO DE EDUCADORES AMBIENTAIS
Mots-clés :
Educação, Sujeito Ecológico, Meio ambiente.Résumé
A educação ambiental é um componente essencial e permanente da educação nacional, devendo estar presente, em todos os níveis e modalidades do processo educativo. Entretanto, não temos ainda referências concretas para avaliar a validade dos processos de educação ambiental. Há dúvidas se as experiências realmente mudam os comportamentos e as atitudes das crianças, jovens e adultos que passam por ela. O projeto de extensão ‘Formação de Educadores Ambientais’ foi desenvolvido com o objetivo de formar docentes para disseminação da Educação Ambiental; formar sujeitos ecológicos aptos a trabalharem com propostas educacionais enfocando a preservação do meio ambiente; formar indivíduos críticos para a visão do meio ambiente; desconstruir comportamentos e construir novas atitudes; e estruturar o indivíduo com consciência planetária. A iniciativa foi da Universidade Estadual de Goiás, juntamente com a Secretaria de Educação da Prefeitura Municipal de Anápolis-GO. Desta forma, a referência metodológica utilizada foi a pesquisa-ação, onde há participação, transformação e autonomia dos participantes para resolução de problemas por eles identificados e vivenciados. Assim, ocorreram aulas teóricas e práticas, onde as aulas teóricas ocorreram entre outubro/2011 e dezembro/2012, no parque Ipiranga (Anápolis, GO) e contaram com disciplinas aplicadas ao meio ambiente, sustentabilidade e concepções de educação ambiental. Já as aulas práticas contaram com visitas técnicas a locais como: a Escola Agrícola, o caminho das águas e o aterro sanitário (Anápolis-GO). A intenção é dar continuidade ao projeto através do curso de extensão de formação de educadores ambientais em Anápolis-GO. A conclusão do projeto de extensão conta com a certificação da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis da Universidade Estadual de Goiás com carga horária de 200 horas. O projeto se apresentou justificável uma vez que alcançou a meta esperada, que era a formação de docentes para a disseminação da Educação Ambiental, formando sujeitos ecológicos aptos a trabalharem com propostas educacionais enfocando a preservação do meio ambiente.
Téléchargements
Publié-e
Numéro
Rubrique
Licence
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Ao submeter um artigo à Revista Conexão UEPG e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
c) Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista Conexão UEPG e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.