A LOCALIZAÇÃO DA QUEIXA FAMILIAR EM UM PACIENTE IDENTIFICADO
Mots-clés :
Psicanálise. Família. Psicoterapia.Résumé
A família é um grupo permeado por diferentes relações, sentimentos e pensamentos, que podem ou não ser elaborados ao longo da relação familiar. Assim, é comum a dificuldade de elaboração e simbolização de elementos que perpassam tal relação. Como uma alternativa para lidar com tais dificuldades, o grupo familiar pode eleger um paciente identificado, o qual será responsabilizado por todas as dificuldades enfrentadas pela família. A partir desta visão, objetivou-se, por meio deste estudo, de caráter clínico qualitativo, analisar as triagens de famílias para o atendimento psicológico familiar, feitas em um serviço-escola de Psicologia. O foco desta análise foi refletir sobre a dinâmica de se eleger familiares como pacientes identificados, responsabilizando-os, já desde a triagem, pelas problemáticas por todos enfrentadas. Entende-se que tal compreensão favorece a ampliação do olhar dos profissionais ligados ao atendimento de famílias acerca das questões apresentadas por estes grupos, fomentando uma prática mais abrangente e efetiva.
Téléchargements
Publié-e
Numéro
Rubrique
Licence
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Ao submeter um artigo à Revista Conexão UEPG e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
c) Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista Conexão UEPG e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.