TALENTOS DO INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ: APRENDER A FAZER E A SER EM ESPANHOL E INGLÊS

Autori

  • Jefferson Adriano de Souza Instituto Federal do Paraná - IFPR
  • Kelly Cristinna Frigo Instituto Federal do Paraná - IFPR

DOI:

https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.14.i1.0012

Parole chiave:

línguas adicionais, música, inclusão social.

Abstract

O projeto de extensão Talentos do Instituto Federal do Paraná (IFPR), conectado ao projeto Vamos Cantar uma canção?, do Programa de Bolsas Acadêmicas de Inclusão Social, estimula a interação com as línguas Espanhola e Inglesa através de músicas. O objetivo é ampliar o contato, participação, aprendizagem e possibilidades de identidade. Na execução, os estudantes são selecionados em apresentações de música em sala e preparados para cantar na Mostra de Cursos, quando o Instituto abre suas portas para a comunidade externa. Neste relato, além das impressões dos coordenadores, são apresentados depoimentos dos participantes, coletados por meio de questionário. Para os estudantes, essa experiência foi uma superação que os projetou como sujeitos capazes de fazer e de ser em Espanhol e Inglês. Cantar movimentou suas identidades da descrença à crença, ampliou possibilidades de inclusão para que eles se posicionassem como parte e não à parte dessas línguas.

Biografie autore

Jefferson Adriano de Souza, Instituto Federal do Paraná - IFPR

Professor do Instituto Federal do Paraná (IFPR), PR - Brasil. Doutorado em Estudos da Linguagem. 

Kelly Cristinna Frigo, Instituto Federal do Paraná - IFPR

Professora do Instituto Federal do Paraná (IFPR), PR - Brasil. Mestrado em Letras.

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Pubblicato

2017-12-21