MOTIVOS DA BAIXA PARTICIPAÇÃO DE HOMENS IDOSOS EM UM PROJETO DE ATIVIDADE FÍSICA
DOI:
https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.17.16899.006Abstract
A pesquisa, de cunho qualitativo e exploratório, teve como objetivo mapear os motivos da baixa participação de homens em um projeto de extensão universitária denominado “Sem Fronteiras: atividades corporais para adultos maduros e idosos”, desenvolvido na Universidade Federal do Paraná. Entrevistamos individualmente ou em grupos focais 16 homens que frequentavam o projeto, 4 ex-participantes e 3 que nunca haviam participado, mas conheciam o projeto através de suas esposas. Os principais motivos da baixa participação são: eles tendem a não se identificar com os interesses do público do projeto, preponderantemente feminino; não querem expor as limitações adquiridas com o processo de envelhecimento; buscam evitar compromissos com atividades de cunho obrigatório; não se sentem atraídos pela natureza e intensidade das atividades ofertadas. Este trabalho oferece subsídios para o planejamento de projetos de atividade física para idosos que almejem atrair o público masculino.
Downloads
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Ao submeter um artigo à Revista Conexão UEPG e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
c) Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista Conexão UEPG e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.