PERCEPÇÕES SOBRE COGNIÇÃO E QUALIDADE DE VIDA EM IDOSAS APÓS UMA INTERVENÇÃO MUSICOTERAPÊUTICA
DOI:
https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.18.19597.005Abstract
Esta pesquisa tem como objetivo analisar as representações de pessoas idosas sobre aspectos cognitivos e a percepção de qualidade de vida após uma intervenção de musicoterapia. Método: análise de entrevista pós-intervenção musicoterapêutica com vinte pessoas idosas aposentadas, participantes do Programa Viver a Vida do governo do estado, pelo software IRaMuTeQ e análise de conteúdo de Bardin. Resultados: a palavra mais evocada foi a ‘música’, pois a partir dela todas as percepções foram possíveis. Junto a ela estavam as palavras de relação e frequência mais fortes apresentadas nos discursos, como ‘melhorar’, ‘ajudar’, ‘procurar’ e suas órbitas relativas como ‘atenção’, ‘físico’, ‘memória’, ‘lembrar’, ‘cantar’ e ‘vida’, mostrando que para as participantes a musicoterapia pode influenciar positivamente em vários aspectos cognitivos, de saúde e de qualidade de vida em geral. Conclusão: a intervenção musicoterapêutica possibilita a participante experienciar uma nova forma de viver saudável.
PALAVRAS-CHAVE: Musicoterapia; pessoa idosa; cognição; qualidade de vida.
Downloads
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Ao submeter um artigo à Revista Conexão UEPG e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
c) Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista Conexão UEPG e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.