TERRITÓRIOS, SABERES E PESQUISA: A INTERCONEXÃO COMUNIDADE-UNIVERSIDADE POR MEIO DA CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO
DOI:
https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.18.20871.013Abstract
O presente artigo apresenta as ações desenvolvidas no contexto da extensão envolvendo mulheres em situação de vulnerabilidade socioeconômica atendidas no Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM) do bairro José Alexandre Zachia, na cidade de Passo Fundo-RS. As ações decorrem das atividades de dois projetos de extensão ligados aos cursos de Química da Universidade X, bem como do processo de curricularização da extensão e da pesquisa. Assim, as ações envolveram os acadêmicos, professores e estudantes extensionistas e mulheres atendidas no CRAM. As ações permitiram algumas reflexões sobre o papel das instituições de ensino enquanto promotoras da cidadania e dos direitos humanos, no caso específico de contribuir para a garantia e avanços relacionados ao enfrentamento da vulnerabilidade social feminina que passa por proporcionar alternativas que incluem formação e profissionalização. As ações no CRAM envolveram a produção de sabão e velas artesanais utilizando “óleo de fritura”, por meio de um processo dialógico de interação entre os sujeitos, (re)significando os saberes.
Downloads
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Ao submeter um artigo à Revista Conexão UEPG e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
c) Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista Conexão UEPG e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.