O CORPO FEMININO INTEGRADO AO MEIO SOCIAL E AMBIENTAL: UMA ANÁLISE QUALI-QUANTITATIVA
DOI:
https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.20.23231.047Abstract
O artigo é resultado do projeto de pesquisa extensionista, contemplado pelo programa “Mulheres Paranaenses: Empoderamento e Liderança” da Fundação Araucária (CP 02/2022), cujo objetivo é compreender o perfil de 20 mulheres em acolhimento por uso abusivo de drogas psicoativas. Por meio de método quali-quantitativo, foi aplicado um questionário que abordou temas como anatomofisiologia dos sistemas reprodutivos, higiene menstrual e uso de absorventes naturais e ecológicos. Observou-se que 50% dos participantes enfrentaram dificuldades em entender o ciclo menstrual e 75% nunca refletiram sobre o impacto ambiental dos absorventes. A pesquisa destaca a importância de promover a educação em saúde e sustentabilidade, incentivando a autogestão reprodutiva feminina e o uso de práticas mais sustentáveis, promovendo a emancipação individual e social das mulheres.
Palavras-chave: Promoção de saúde; Sustentabilidade; Igualdade menstrual; Higiene menstrual.
Downloads
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Ao submeter um artigo à Revista Conexão UEPG e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
c) Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista Conexão UEPG e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.