CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO: DESAFIOS E POSSIBILIDADES

Autori

DOI:

https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.20.23806.022

Abstract

A curricularização da extensão nas Instituições de Ensino Superior é um processo que vem sendo implementado a partir da publicação da Resolução CNE/CES nº 7, de 18 de dezembro de 2018 (Brasil, 2018), que estabelece a destinação de 10% da carga horária total do curso às atividades de extensão. O presente artigo se propõe a analisar diferentes concepções do termo em pauta e suas definições ao longo do tempo, assim como identificar desafios e possibilidades para sua execução. Trata-se de um artigo de revisão sistemática, constituído por análise bibliográfica e documental, nos moldes da pesquisa qualitativa. Neste estudo, aborda-se a extensão de maneira indissociável ao ensino e à pesquisa, como forma de aproximação entre a universidade e a sociedade, promovendo interações e transformações.

Palavras-chave: Curricularização da Extensão; Extensão Universitária; Ensino, Pesquisa e Extensão.

Biografie autore

Rosângela Bagnoli Ovidio, Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)

Pedagoga no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), São Paulo, SP, Brasil. Aluna de Mestrado na Universidade Cidade de São Paulo (UNICID), São Paulo, SP, Brasil. 

Angela Maria Martins, Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)

Professora na  Universidade Cidade de São Paulo (UNICID), São Paulo, SP, Brasil. Doutorado em Educação.

 

Pubblicato

2024-11-13