ALFABETIZACAO E LETRAMENTO - UMA POSSIBILIDADE DE INTERVENCAO

Autori

  • Mirian Martins Sozim Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Andréia Rodrigues Zoelner Dallarosa Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Hermínia R. B. Marinho Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Camila Augusto Pinto Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Marjorie B. E. Mendes Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Livair A. dos Santos Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Wladimir G. R. Antunes Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Luana Nascimento Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Ketlin de C. Bonnet Universidade Estadual de Ponta Grossa

Parole chiave:

Alfabetização, Letramento, Oralidade, Escrita.

Abstract

O Projeto Alfabetização e Letramento: uma proposta de intervenção nas séries iniciais, do Ensino Fundamental, vinculado ao Programa Universidade sem Fronteiras – SETI/PR e UEPG, constitui-se numa intervenção interdisciplinar, entre as áreas de Letras, de Pedagogia e de Educação Física, oferecendo subsídios teórico-metodológicos para a ação docente, envolvendo a participação de cinco acadêmicos, um egresso e três Professoras dos referidos cursos. A falta de compreensão e de entendimento das questões da língua em aspectos relacionados com oralidade e com escrita reflete-se na linguagem e interfere nela. O projeto propõe metodologia voltada para formar professores – oficinas temáticas como: organização e planejamento do espaço e tempo pedagógico; práticas avaliativas em ensino-aprendizagem; ludicidade: jogos didáticos, cooperativos, lúdicos e vivenciais; oralidade e escrita; produção textual; fatos fonéticos e fonológicos; variação lingüística. Pretende-se levantar dados em relação à produção textual, fornecendo elementos de análise para o professor buscando redimensionar a ação pedagógica.

Biografie autore

Mirian Martins Sozim, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Profª Dra. do Departamento de Letras Vernáculas - UEPG

Andréia Rodrigues Zoelner Dallarosa, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Acadêmica do Curso de Licenciatura em Letras Português / Inglês – UEPG.

Hermínia R. B. Marinho, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Professora Me. do Curso de Licenciatura em Educação Física - UEPG.

Camila Augusto Pinto, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Acadêmica do Curso de Licenciatura em Letras Português / Inglês – UEPG.

Marjorie B. E. Mendes, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Professora Me. do Curso de Licenciatura em Pedagogia - UEPG.

Livair A. dos Santos, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Acadêmica do Curso de Licenciatura em Pedagogia - UEPG.

Wladimir G. R. Antunes, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Egresso do Curso de Licenciatura em Letras - UEPG.

Luana Nascimento, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Acadêmica do Curso de Licenciatura em Pedagogia - UEPG.

Ketlin de C. Bonnet, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Acadêmica do Curso de Licenciatura Educação Física - UEPG.