CULTIVO DE ALFACE EM CÁCERES MT: PERSPECTIVAS E DESAFIOS
Palavras-chave:
Olericultura, Lactuca sativa L., Agricultura familiar, Extensão universitária.Resumo
Com o objetivo de expandir, integrar e validar os conhecimentos sobre o cultivo da alface na cidade Cáceres - MT , foram desenvolvidos trabalhos no período entre maio de 2010 a maio de 2011 na Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT . As atividades do projeto foram realizadas em três fases, onde na primeira identificou-se os AGRICULTORES de alface de Cáceres-MT ; na segunda fase realizaram-se visitas as unidades produtivas e na terceira fase foram promovidos eventos intitulados “Dia do Agricultor”. Os AGRICULTORES foram identificados através de visitas aos locais de comercialização de alface, lojas agropecuárias e por indicação de outros AGRICULTORES . As visitas às propriedades foram realizadas com intuito de reconhecer as áreas de produção, diagnosticar problemas e discutir demandas de pesquisa; e os eventos efetuados tiveram a intenção de expor resultados de pesquisas desenvolvidas anteriormente na Universidade e apresentar pesquisas atuais no campo experimental, além de organizar palestras com temas sugeridos pelos AGRICULTORES . Foram identificados 38 AGRICULTORES ; houve uma boa adesão aos eventos e foi identificada a aplicabilidade dos resultados aos AGRICULTORES . Conclui-se que a metodologia utilizada mostrou-se apropriada para a difusão e produção de tecnologia, integrando os conhecimentos aplicados ao cultivo de alface em Cáceres - MT .
Downloads
Edição
Seção
Licença
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Ao submeter um artigo à Revista Conexão UEPG e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
c) Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista Conexão UEPG e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.