CULTURA E EXTENSÃO: A INCLUSÃO DE PORTADORES DE DEFICIÊNCIA VISUAL POR MEIO DAS ARTES CÊNICAS
Parole chiave:
Artes Cênicas, Inclusão, Deficiência Visual, Teatro.Abstract
As atividades artísticas podem propiciar a inclusão sociocultural para diversos portadores de necessidades especiais. O presente artigo tem como objetivo avaliar de que maneira o projeto de extensão “O teatro como espaço de reflexão e inserção sociocultural para portadores de deficiência visual” vem contribuindo para a inclusão dos membros da UNIDEV. Desde março de 2012, o grupo busca o aperfeiçoamento de técnicas teatrais e leva as artes cênicas a espaços alternativos. Com o projeto, a Universidade Estadual de Ponta Grossa contribui para a circulação teatral, levando montagens a públicos que cotidianamente não poderiam frequentar o teatro, estendendo os objetivos de seu Festival Nacional de Teatro - FENATA, de democratizar o acesso à arte. Por meio de avaliação qualitativa, percebe-se a sensibilização do público que assiste aos espetáculos, bem como os benefícios que a formação e as apresentações vêm propiciando aos atores no que diz respeito ao desenvolvimento sensorial e melhora da autoestima.
Downloads
Fascicolo
Sezione
Licenza
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Ao submeter um artigo à Revista Conexão UEPG e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
c) Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista Conexão UEPG e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.