A LEITURA LITERÁRIA COMO REVIVÊNCIA E RESSIGNIFICAÇÃO SUBJETIVA DE UM ALUNO-DETENTO
Parole chiave:
Literatura, Psicanálise, Infância, “Remição pela leitura”.Abstract
O projeto “As marcas dos momentos de entrada no mundo da leitura nas construções textuais-discursivas de alunos detentos: vestígios de infâncias encarceradas” surge a partir da demanda observada nos atendimentos a detentos participantes do projeto “Remição pela leitura”, promovido pela Secretaria de Estado de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos. Durante o processo de orientação de um dos alunos-detentos, foram observados elementos de sua subjetividade evocados a partir da convivência com a leitura literária. Amparados em estudos sobre a função do texto literário, na psicanálise freudiana e em pesquisas sobre o potencial transformador da leitura em situações de crise, foi possível estabelecer uma reflexão sobre a relevância da leitura literária como meio de revisão da narrativa pessoal do detento e da consequente reorientação de sua relação com o mundo e consigo mesmo.
Downloads
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Ao submeter um artigo à Revista Conexão UEPG e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
c) Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista Conexão UEPG e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.