MEDIADOR DE LEITURA: AÇÕES EXTENSIONISTAS EM ESCOLAS PÚBLICAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.19.21139.008

Resumo

O presente artigo adveio de iniciação científica, foi desenvolvido com base no projeto de extensão “Formação do mediador de leitura da rede pública de educação” e tem como objetivo apresentar as ações extensionistas promovidas pelo projeto no período 2012 e 2020. A metodologia utilizada pautou-se pela abordagem qualitativa, compondo-se de revisão bibliográfica e documental por meio da produção acadêmico-científica disseminada nesse período. Portanto, encontram-se aqui as ações do projeto de extensão em três instituições da rede pública de Londrina, a saber: no Instituto de Educação Estadual de Londrina (IEEL), no Colégio Aplicação da UEL e na rede municipal de educação de Londrina, por meio do projeto de formação de leitores “Palavras Andantes”. A partir das ações extensionistas, constatou-se que o projeto contribuiu para o ensino e pesquisa assim como para a interação dialógica entre os agentes da ação e a comunidade atendida em prol da formação de leitores.
Palavras-chave: Ações extensionistas, mediador de leitura; formação de leitor; rede pública de educação.

Biografia do Autor

Simone Steffan Retkva, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Ex-bolsista do projeto de extensão, graduada em Pedagogia e mestranda em Educação pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina - PR, Brasil.

Rovilson José da Silva, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Professor da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina - PR, Brasil. E-mail: rovilson@uel.br, coordenador do projeto de extensão.

Greice Ferreira da Silva, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Professora da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina - PR, Brasil. Colaboradora do projeto de extensão.

Downloads

Publicado

2023-04-10