EMPRESA JÚNIOR: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DO ADMINISTRADOR-EMPREENDEDOR
DOI:
https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.14.i2.0016Palavras-chave:
Empresa Júnior, Formação acadêmica, Administrador-empreendedor.Resumo
Na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Cerro Largo-RS, encontra-se a Empresa Júnior denominada Integração Júnior (IJ), que se propõe a contribuir com a formação do administrador-empreendedor e tem o suporte do Programa de Extensão “Capacitação e Suporte à Gestão da Empresa Júnior”. Nesse âmbito, instiga-se saber de que forma as práticas desenvolvidas na Integração Júnior contribuem para o aprendizado e o desenvolvimento de habilidades do administrador-empreendedor? Visando elucidar tal questionamento, definiu-se por objetivo deste estudo: analisar as práticas desenvolvidas na Empresa Júnior, considerando as possíveis contribuições para o aprendizado e o desenvolvimento das habilidades do administrador-empreendedor. Para responder satisfatoriamente ao problema de pesquisa e atingir o objetivo proposto nesta investigação, optou-se pela abordagem qualitativa e por desenvolver um estudo de caso, cujo foco é a Integração Júnior e seus diretores e ex-diretores, acadêmicos do curso de Administração da UFFS. Os resultados obtidos mostram que as atividades desenvolvidas na/pela IJ contribuem para a obtenção e/ou consolidação de habilidades técnicas e gerenciais, bem como de capacidades pessoais dos acadêmicos – futuros administradores – e instigam os alunos a seguirem pela senda do empreendedorismo. Por meio da Empresa Júnior, transformam-se essas atividades em práticas pedagógicas fundamentais para a formação dos alunos do curso de Administração, pois ao propiciar oportunidades de aplicar os conhecimentos teóricos obtidos em sala de aula, viabiliza-se a formação prática do administrador-empreendedor no âmbito da UFFS.
Referências
BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
BATEMAN, T. S.; SNELL, S. A. Administração: liderança e colaboração no mundo competitivo. São Paulo: McGraw-Hill, 2007.
BATEMAN, T. S.; SNELL, S. A. Administração: novo cenário competitivo. 2. ed. 4. reimpr. São Paulo: Atlas, 2011.
BRASIL. Lei nº 13.267, de 6 de abril de 2016. Disciplina a criação e a organização das associações denominadas empresas juniores, com funcionamento perante instituições de ensino superior. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, v. CLIII, n. 66, p. 1-2, 7 abr. 2016. Seção 1. Disponível em: <http://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?jornal=1&pagina=1&data=07/04/2016 >. Acesso em: 20 dez. 2016.
BRASIL JÚNIOR. Confederação Brasileira de Empresas Juniores. Conceito Nacional de Empresa Junior. São Paulo: Brasil Júnior, [2004?]. Disponível em: <https://cei.ufg.br/up/752/o/7._Conceito_Nacional_de_Empresas_Juniores_(CNEJ).pdf>. Acesso em: 18 dez. 2016.
BRASIL JÚNIOR. Confederação Brasileira de Empresas Juniores. DNA Júnior: conhecendo o MEJ [Movimento Empresa Júnior]. Livro I. Brasília: Brasil Júnior, 2015.
CUNHA, F. A. G. da. DNA Júnior. Rio de Janeiro: Brasil Júnior, [2004?].
DAFT, R. L. Administração. São Paulo: Cengage Learning, 2010.
DOLABELA, F. O segredo de Luísa. Rio de Janeiro: Sextante, 2008.
DORNELAS, J. C. A. Empreendedorismo: transformando ideias em negócios. 4. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012.
GERHARDT, T. E. et al. Estrutura do projeto de pesquisa. In: GERHARDT, T. E.; SILVEIRA, D. T. (Orgs.). Métodos de pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009. p. 65-88.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
INTEGRAÇÃO JÚNIOR. Estatuto da Integração Júnior. Cerro Largo-RS: UFFS, 2014.
LACOMBE, F. J. M.; HEILBORN, G. L. J. Administração: princípios e tendências. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2008.
PARO, V. H. Educação como exercício de poder: crítica ao senso comum em educação. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2010.
PICARELLI, V. Gestão por competências. In: Manual de gestão de pessoas e equipes: estratégias e tendências, v. 1. São Paulo: Editora Gente, 2002.
SILVA, E. L. da; MENEZES, E. M. Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação. 4. ed. rev. atual. Florianópolis: UFSC, 2005. Disponível em: <https://projetos.inf.ufsc.br/arquivos/Metodologia_de_pesquisa_e_elaboracao_de_teses_e_dissertacoes_4ed.pdf>. Acesso em: 9 jan. 2017.
SILVA, P. C. R. da. Empresa Júnior na prática. Brasília: Editora Kir
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Ao submeter um artigo à Revista Conexão UEPG e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
c) Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista Conexão UEPG e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.