AVALIAÇÃO DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA CURRICULARIZADA: CONSTRUÇÃO DE INSTRUMENTO DE CONFORMIDADE COM BASE EM DIRETRIZES NORMATIVAS E INSTITUCIONAIS

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DOI :

https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.21.25286.053

Résumé

A curricularização da extensão, regulamentada pela Resolução CNE/CES nº 7/2018, consolida a concepção da extensão universitária como função pontencializadora na formação dos estudantes e na capacidade de intervir em benefício da sociedade. Contudo, para que o propósito de transformação social seja efetivamente alcançado, as atividades extensionistas devem ser orientadas pelos princípios e diretrizes estabelecidos na referida resolução. Neste contexto, este trabalho apresenta um breve histórico normativo da avaliação da extensão no Brasil, destacando os marcos instituídos pelo FORPROEX e pela Política Nacional de Extensão. A partir da análise documental de marcos legais e institucionais, especialmente no contexto da Universidade Federal do Tocantins (UFT), o estudo propõe uma matriz avaliativa de aderência dos projetos de extensão às diretrizes estabelecidas pela Resolução CNE/CES nº 7/2018 e pelos documentos normativos da Universidade. Conclui-se que a institucionalização da avaliação é condição para assegurar a efetividade das ações de extensão como espaço formativo e transformador.

Palavras-chave: Curricularização da Extensão; Avaliação Institucional; Extensão Universitária.

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Bibliographies de l'auteur-e

Márcia Gabriele Carvalho Silva, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Aluna de Mestrado na Universidade Federal do Tocantins (UFT), Palmas, TO, Brasil.

Aloísio Bolwerk, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Professor na Universidade Federal do Tocantins (UFT), Palmas, TO, Brasil. Doutorado em Direito Privado.

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Publié-e

2025-11-27