EDUCAÇÃO AMBIENTAL E AGROECOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES DO 7º ANO EM RIO VERDE (GO)
DOI:
https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.21.25287.036Abstract
Este artigo apresenta resultados de um projeto de extensão vinculado ao curso de Doutorado em Ciências Agrárias, que investigou o uso de minidocumentários como prática pedagógica para promover a Educação Ambiental e a Agroecologia em turmas do 7º ano de uma escola pública de Rio Verde – GO. A pesquisa qualitativa articulou exibição de vídeos, rodas de conversa e análise do Documento Curricular do Estado de Goiás, visando relacionar os conteúdos à realidade local. Os resultados apontam que os recursos audiovisuais ampliaram o interesse dos estudantes por temas como sustentabilidade, preservação ambiental e práticas agrícolas mais responsáveis. Contudo, identificaram-se desafios, como a carência de formação continuada para professores e de materiais didáticos adequados. Conclui-se que a integração entre ensino, extensão e metodologias ativas favorece o protagonismo discente, fortalece o currículo e contribui para a formação de cidadãos críticos e comprometidos com o meio ambiente.
Palavras-chave: Agroecologia; Educação ambiental; Sustentabilidade; Metodologias ativas.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
a) Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
b) By submitting an article to the Revista Conexão UEPG and having it approved, the authors agree to assign, without compensation, the following rights to the Journal: the rights of first publication and the rights to redistribute the article and its metadata to the indexing and reference services that the editors deem appropriate.
c) Readers are free to transfer, print out and use the articles published in the Journal, as long as there is always explicit mention to the author(s) and to the Revista Conexão UEPG and as long as there is no alteration of the original work. Any other use of the texts needs to be approved by the author(s) and by the Journal.
