PEDAGOGIA HOSPITALAR: A PRÁTICA DO PEDAGOGO EM INSTITUIÇÃO NÃO-ESCOLAR

Autores

  • Rosangela Abreu do Prado Wolf Universidade Estadual do Centro-Oeste

Palavras-chave:

Pedagogia não-escolar, Escolarização hospitalar, Formação de professores.

Resumo

O artigo trata da diversidade atual no campo de atuação do pedagogo, que além de atuar em instituições escolares, também, vem atuando em instituições não-escolares. Apresenta o projeto de extensão do curso de Pedagogia da UNICENTRO, campus de Guarapuava-PR, que é desenvolvido na ala de Pediatria do Hospital de Caridade São Vicente de Paulo, cujo objetivo é propiciar ao acadêmico de Pedagogia durante sua formação a oportunidade de desenvolver práticas e adquirir conhecimentos sobre a atuação do Pedagogo em instituições não-escolares como a hospitalar, através da escolarização hospitalar para a continuidade dos estudos das crianças hospitalizadas. A metodologia utilizada é de cunho qualitativo-interpretativo (ERICKSON, 1988; VASCONCELOS, 2002). Os resultados obtidos indicaram a melhora do quadro sintomático da criança hospitalizada, pois a mediação do acadêmico possibilitou a adaptação, a motivação, e a ocupação sadia do tempo ocioso através de atividades diversas de leitura, além de garantir o direito a educação.

Biografia do Autor

Rosangela Abreu do Prado Wolf, Universidade Estadual do Centro-Oeste

Professora Mestre do Departamento de Pedagogia da Universidade Estadual do Centro-Oeste/UNICENTRO/Guarapuava-PR.

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