TEMPESTADE DE (PRÉ)CONCEITOS: AS REPRESENTAÇÕES DE ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO SOBRE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA

Autores/as

  • Maria Helena da Rocha Besnosik Universidade Estadual de Feira de Santana
  • Jackeline Silva Lopes Universidade Estadual de Feira de Santana

Palabras clave:

representação, extensão, iniciação extensionista

Resumen

O presente artigo visa analisar as representações de estudantes de graduação candidatos à seleção em bolsa de iniciação extensionista. Estes estudantes participaram de oficinas de orientação sobre elaboração de planos de trabalho para atuar em Projetos/Programas de Extensão promovidos pela Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), em 2010. A análise fundamenta-se no conceito teóricometodológico de Representação proposto por Chartier, na revisão da concepção de extensão a partir de Paulo Freire (1983) e do Plano Nacional de Extensão Universitária (BRASIL, 2000/2001). Busca-se estabelecer relações entre as representações dos estudantes sobre a extensão, seus efeitos sobre as práticas extensionistas e o lugar periférico que a Extensão ainda ocupa na vida acadêmica das universidades brasileiras.

Biografía del autor/a

Maria Helena da Rocha Besnosik, Universidade Estadual de Feira de Santana

Mestre, Técnica Universitária da UEFS.

Jackeline Silva Lopes, Universidade Estadual de Feira de Santana

Doutora, Pró-Reitora de Extensão da UEFS.