RIF recebe artigos sobre folkcomunicação nos movimentos sociais

2023-09-22

A Revista Internacional de Folkcomunicação (RIF) recebe artigos, até 30 de outubro, para o dossiê temático “Arte, culturas e movimentos sociais: os fazeres da folkcomunicação". A organização do dossiê, que será publicado na edição de segundo semestre de 2023, está sob responsabilidade da professora Dra. Thífani Postali (Universidade de Sorocaba) e do professor Dr. Orlando Maurício Berti (Universidade Estadual do Piauí).

Dossiê “Arte, culturas e movimentos sociais: os fazeres da Folkcomunicação”

A teoria da Folkcomunicação tem na sua origem uma estreita relação com os movimentos sociais, uma vez que se dedica a observar os processos comunicacionais no interior dos grupos subalternizados – caracterizados por Luiz Beltrão como grupos rurais, urbanos ou culturalmente marginalizados. Ao compreender as manifestações culturais como formas de expressão de mensagens em perspectiva crítica e comprometida com os saberes populares, a Folkcomunicação atravessa distintas práticas que se desenvolvem no contexto de lutas, resistências e disputas sociais.

Em um cenário cada vez mais marcado por mudanças nos processos de organização da sociedade, provocado pelo aumento das violências e, consequentemente, fortalecimento de lutas identitárias e pela crescente midiatização das práticas de militância, torna-se pertinente analisar e refletir sobre a atualidade da Folkcomunicação para o estudo dos movimentos sociais. Para abordar essa temática, o dossiê contempla eixos voltados às interfaces entre cultura, comunicação popular e ação política, que compreendem os seguintes aspectos: reflexões conceituais acerca da comunicação nos movimentos sociais; experiências de comunicação popular, comunitária e alternativa; análises de representações de grupos sociais na mídia; apropriações tecnológicas realizadas por grupos e movimentos sociais; produções de arte e cultura como formas de expressão popular; práticas de ativismo (folk)midiático; bem como outras abordagens sobre o tema.

Submissões         

Os artigos podem ser submetidos até o dia 30 de outubro pelo sistema on-line da revista, no endereço revistas.uepg.br/index.php/folkcom. Os textos, de 30 mil e 42 mil caracteres, devem conter resumo em português, inglês e espanhol entre 5 e 10 linhas, além de três a cinco palavras-chave que expressem os conceitos centrais do texto. A formatação dos trabalhos deve ser feita conforme template disponível nas diretrizes aos autores, no site da Revista.

A RIF recebe também artigos sobre temas gerais, entrevistas, ensaios fotográficos e resenhas relacionados à folkcomunicação e à cultura popular em fluxo contínuo. Editada pelo PPG Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa, em parceria com a Rede de Estudos e Pesquisa em Folkcomunicação, a revista mantém periodicidade semestral e publica a cada edição um dossiê sobre tema relativo aos estudos folkcomunicacionais.