Chamada ao Dossiê RIF 2025: (Folk)Mídia e produção audiovisual

2025-03-11

A Revista Internacional de Folkcomunicação (RIF) abre chamada para submissão de artigos relacionados à produção audiovisual e as interfaces com a comunicação e a cultura popular. A organização do dossiê será realizada pelo professor Dr. Guilherme Moreira Fernandes (UFRB) e pelas professoras Dra. Iluska Coutinho (UFJF) e Dra. Valquíria Kneipp (UFRN) e a edição será publicada no primeiro semestre de 2025.

 

Dossiê “(Folk)Mídia e produção audiovisual”

 

Como as práticas e saberes populares influenciam a produção audiovisual? De que maneira o cinema, a televisão, o streaming e as mídias digitais incorporam, traduzem ou tensionam elementos da folkcomunicação? O dossiê busca reunir artigos resultantes de pesquisas que dialoguem com essas questões e reflexões acerca das interseções entre a comunicação popular e as diversas formas de produção audiovisual, analisando desde manifestações tradicionais até novas dinâmicas narrativas em plataformas contemporâneas. Convidamos pesquisadores a submeter artigos que abordam temas como representações culturais, narrativas orais, audiovisualidades, estratégias de resistência, apropriações midiáticas e culturais, folkcomunicação e construção de identidades e imaginários sociais.

 

A edição do Dossiê contempla estudos nas dimensões históricas, técnicas, estéticas, narrativas, econômicas, sociais, culturais, tecnológicas e digitais de produções audiovisuais em esferas institucionais, públicas e privadas em diversas abordagens envolvendo investigações que discutem as relações da cultura popular no âmbito da cultura da mídia. 

 

A noção de folkmídia, a partir de estudos de Roberto Benjamin (2000), Osvaldo Trigueiro (2007), Joseph Luyten (1988) e Luiz Custódio da Silva (2009), se caracteriza com uma das vertentes da folkcomunicação desde a década de 1980 em que estudos buscaram investigar a influência da mídia nas manifestações populares e também as apropriações midiáticas do folclore e da cultura popular.

 

No sentido de compreender a contribuição da cultura popular nas produções audiovisuais e as incorporações de traços dessa cultura nessas produções, o dossiê toma por objeto os estudos da mídia em suas mais variadas formas, abrangendo aspectos da história, da representação, da identidade, da produção, do consumo, da regulação e das políticas culturais. A abordagem da Folkcomunicação se encontra nas interações que envolvem os contextos socioculturais, o que possibilita a exploração e a análise das dinâmicas comunicativas que se manifestam nas expressões culturais atuais, levando em conta o ambiente e os elementos simbólicos de significados que existem no folclore e na cultura popular e a forma como essas expressões se opõem à cultura dominante/hegemônica.

 

Submissões

 

Os artigos podem ser submetidos até o dia 18 de abril pelo sistema on-line da revista. Os textos, de 30 mil e 42 mil caracteres, devem conter resumo em português, inglês e espanhol entre 5 e 10 linhas, além de três a cinco palavras-chave que expressem os conceitos centrais do texto. A formatação dos trabalhos deve ser feita conforme template disponível nas diretrizes aos autores, no site da Revista. A RIF recebe também artigos sobre temas gerais, entrevistas, ensaios fotográficos e resenhas relacionados à folkcomunicação e à cultura popular em fluxo contínuo.

 

Sobre a RIF   A RIF é uma publicação semestral editada pelo Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), em parceria com a Rede de Estudos e Pesquisa em Folkcomunicação. A revista recebe contribuições nos formatos de artigo, resenha, entrevista e ensaio fotográfico em fluxo contínuo, diretamente pelo site.   Acesse aqui a nova edição da RIF.   Acompanhe a RIF nas redes sociais: @revistafolkcom