O GRAFITE DA VILA MADALENA: UMA ABORDAGEM SOCIOSSEMIÓTICA

Autores

  • Aparecida Zuin

Resumo

Com raízes multiculturais, que abrangem o resgate histórico de seu germe, as manifestações parietais denominadas de "grafite" e "pichação" têm nas produções contemporâneas a propagação da cultura popular, da cultura de massa ou de discursos de grupos marginalizados, notadamente nos murais mexicanos da década de 10, nos movimentos parisienses "anti-sistema" da década de 60, nos gritos contra a ditadura militar brasileira da década de 70, e ainda nas manifestações que se pretendem artísticas nos subúrbios norte-americanos das últimas décadas. Constituem-se assim, tais manifestações pintadas nos muros e paredes do espaço urbano, objetos de comunicação e de significação; manifestações parietais estas que estão conquistando os espaços nos suportes urbanos, ao mesmo tempo sendo apropriadas por outros meios de comunicação e projetos sociais.

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Publicado

2008-12-08

Como Citar

ZUIN, A. O GRAFITE DA VILA MADALENA: UMA ABORDAGEM SOCIOSSEMIÓTICA. Revista Internacional de Folkcomunicação, [S. l.], v. 2, n. 3, 2008. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/18602. Acesso em: 3 nov. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS E ENSAIOS