O filme Diários de Motocicleta como um mediador folkcomunicacional dos excluídos da América do Sul
Resumo
O cinema possui habilidades de reconstrução social e histórica, graças às possibilidades de encenação e revitalização de narrativa. Tais reconstruções contemplam a elite e sua cultura erudita, ou uma cultura popular mistificada, transformando-a num espetáculo promovido especialmente para um público elitista, detentor do poder econômico e social. O artigo em questão apresenta uma reflexão sobre a reconstrução do homem sul-americano e seus traços culturais pelo filme Diários de Motocicleta, dirigido pelo cineasta brasileiro Walter Salles, que revela olhares contemplativos à cultura subalterna, ao invés de apoiar-se na elite. A metodologia empregada dividiu-se entre análise fílmica e pensamentos folkcomunicacionais, promovendo, assim, conceitos sobre o tema. Espera-se, com o artigo, contribuir com novos estudos sobre a cultura sul-americana.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Os autores são responsáveis, em qualquer que seja o formato do texto, pelas opiniões expressas ou indiretas presentes em seus respectivos trabalhos, não endossáveis pelo Conselho Editorial e pelos editores da Revista, bem como pela autenticidade do trabalho. Ao publicar trabalhos na Revista Internacional de Folkcomunicação, os autores cedem automaticamente os direitos autorais à publicação para veiculação das produções acadêmicas, sem ônus para a Revista. Os autores detêm os direitos autorais do texto para o caso de publicações posteriores e concedem à Revista Internacional de Folkcomunicação o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta Revista. Por serem publicados em revista de acesso livre, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em atividades educacionais e não-comerciais, sendo permitida a publicação simultânea em repositórios institucionais.