Folk Studies e os Estudos da Recepção: A recepção da temática homossexual na telenovela Duas Caras entre a cultura hegemônica e a audiência folk
Resumo
Este artigo propõe uma outra forma de abordagem da recepção – diferente dos estudos apontados pelas correntes internacionais e latino-americanas - em que se aliarão os pressupostos teóricos dos Folk Studies (Folkcomunicação, Folkmídia e Folkmarketing). Para isso, analisar-se-ão os diferentes modos de receber a mensagem midiática por parte da massa e da audiência folk. O tema desta pesquisa é a recepção sobre a possível veiculação de um beijo entre dois personagens homoafetivos na telenovela “Duas Caras”, da TV Globo. Assim, discutir-se-á a importância da telenovela como produto cultural. Paralelamente, abordar-se-á o conceito múltiplo de identidade, aplicável ao estudo aqui apresentado. Finalmente, apresentar-se-ão resultados das pesquisas quantitativa e qualitativa empreendidas, os quais contribuíram para a definição do esteio teórico aqui desenvolvido e para as reflexões propostas neste artigo.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Os autores são responsáveis, em qualquer que seja o formato do texto, pelas opiniões expressas ou indiretas presentes em seus respectivos trabalhos, não endossáveis pelo Conselho Editorial e pelos editores da Revista, bem como pela autenticidade do trabalho. Ao publicar trabalhos na Revista Internacional de Folkcomunicação, os autores cedem automaticamente os direitos autorais à publicação para veiculação das produções acadêmicas, sem ônus para a Revista. Os autores detêm os direitos autorais do texto para o caso de publicações posteriores e concedem à Revista Internacional de Folkcomunicação o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta Revista. Por serem publicados em revista de acesso livre, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em atividades educacionais e não-comerciais, sendo permitida a publicação simultânea em repositórios institucionais.