O siriri na Contemporaneidade: reflexões sobre a espetacularização da dança no 'Festival de Cururu e Siriri de Cuiabá'

Autores

  • Giordanna Laura Santos UFMT

Resumo

Este artigo pretende analisar a espetacularização e as transformações culturais ocorridas no siriri em Cuiabá, Mato Grosso; e, principalmente, observar as mudanças por meio do âmbito da estética, da poética e da performance da dança no Festival de Cururu e Siriri de Cuiabá. Conclui-se que as mudanças são resignificações da cultura popular e estão diretamente ligadas à cultura da mídia. Para o presente trabalho foram usadas as pesquisas bibligráficas, utilizandos os conceitos de “sociedade de espetáculo”, de Guy Debord, “hibridização”, de Nestor Garcia Canclini e Homi K. Bhabha, e “fluxos culturais”, de Ulf Hannerz; e também pesquisas in loco, durante o Festival e entrevistas na comunidade de São Gonçalo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Giordanna Laura Santos, UFMT

Jornalista formada há dois anos, na Universidade Federal do Estado de Mato Grosso (UFMT) e mestranda de Estudos da Cultura Contemporânea (ECCO)

Downloads

Publicado

2011-07-01

Como Citar

SANTOS, G. L. O siriri na Contemporaneidade: reflexões sobre a espetacularização da dança no ’Festival de Cururu e Siriri de Cuiabá’. Revista Internacional de Folkcomunicação, [S. l.], v. 9, n. 17, 2011. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/18820. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

ARTIGOS E ENSAIOS