Noites de Feira: sociabilidade e culinária popular em Cuiabá

Autores

  • Silvia Sgroi Brandão Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT

Resumo

O presente artigo tem como objetivo fazer uma reflexão sobre as feiras que ocorrem em Cuiabá, mais especificamente a “Feira do Boa Esperança” e a “Feira do Bulixo”, tentando entendê-las na perspectiva da folkcomunicação e da visão ritualista. Tem também por objetivo a proposta de apresentar essas feiras como espaços de entretenimento e sociabilidade e o papel do comunicador nesse meio. A importância desse trabalho se dá pelo fato de que, entre outras coisas, faz um diálogo entre a História e a Comunicação, mais especificamente entre a História e a Teoria da Comunicação, disciplinas essas que são, parafraseando Marc Bloch , “ciências do homem no tempo e no espaço [grifo nosso]” e que caminham praticamente juntas, nesse novo contexto do conhecimento humano.

Biografia do Autor

Silvia Sgroi Brandão, Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT

É graduada (2010) e Mestre (2013) em História pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). É aluna de graduação de Comunicação Social - Publicidade e Propaganda também pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Downloads

Publicado

2013-07-02

Como Citar

BRANDÃO, S. S. Noites de Feira: sociabilidade e culinária popular em Cuiabá. Revista Internacional de Folkcomunicação, [S. l.], v. 11, n. 22, p. 83–100, 2013. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/18876. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS E ENSAIOS