A festa junina de roupa nova: uma análise dos figurinos das quadrilhas estilizadas sob o olhar da folkcomunicação
Resumo
O presente estudo aborda o processo folkcomunicacional na construção da imagem da festa junina contemporânea através do uso da moda nas quadrilhas estilizadas. A análise discursiva se estabelece pela leitura dos figurinos utilizados nas apresentações competitivas, nos quais foram substituídas as roupas simples e remendadas por trajes, adereços e caracterizações luxuosas, por meio das quais são construídas mensagens visuais que integram símbolos das culturas local e de massa. O objetivo deste artigo é analisar como se dá o processo folkcomunicacional através das apropriações observadas nos figurinos das quadrilhas que compõem a Festa de São João da cidade de Caruaru – PE. Como referencial utilizamos a teoria da folkcomunicação do autor Luiz Beltrão, estudos sobre Festas Juninas de Lucena Filho, as festas como acontecimentos folkmidiáticos de Trigueiro, a moda como forma de comunicação não-verbal de Garcia e Miranda, e a análise de discurso da escola francesa.Downloads
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