Videoativismo e os Novos Movimentos Sociais no contexto da Folkcomunicação

Autores

  • Júnior Pinheiro Pinheiro Universidade Federal da Paraíba

Resumo

Em meio às manifestações da cultura popular, estão os movimentos sociais – formas genuínas de luta das classes subalternas por melhores condições de vida. Estes conflitos compartilham os mesmos espaços, no cotidiano das comunidades, com os demais elementos folclóricos, muitas vezes valendo-se dos mesmos, ou originando outros, a fim de estabelecer formas de resistência e sobrevivência cultural. Dentre as características dos Novos Movimentos Sociais, está o videoativismo – surgido na década de 1960 – o uso das ferramentas audiovisuais para registro de ações e difusão ideológica. Atualmente, graças aos avanços tecnológicos, o vídeo popular ganhou novo fôlego, exercendo importante papel nas recentes mobilizações ocorridas em várias partes do mundo. O estudo qualitativo que se segue valeu-se do método dialético e recorreu a fontes bibliográficas e documentais.

Biografia do Autor

Júnior Pinheiro Pinheiro, Universidade Federal da Paraíba

Júnior Pinheiro é discente no Mestrado em Comunicação e Culturas Midiáticas da UFPB, coordenador da TV UFPB. Sócio da INTERCOM – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação; da Rede FOLKCOM – Rede de Estudos e Pesquisa em Folkcomunicação e da ALAIC – Associação Latino Americana de Investigadores da Comunicação. Desenvolve pesquisas acerca das culturas populares e suas relações com o vídeo e a televisão.

Downloads

Publicado

2016-05-07

Como Citar

PINHEIRO, J. P. Videoativismo e os Novos Movimentos Sociais no contexto da Folkcomunicação. Revista Internacional de Folkcomunicação, [S. l.], v. 12, n. 26, p. 78–93, 2016. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/18935. Acesso em: 28 abr. 2024.