Das Ruas Para a Web E Vice-Versa: Os Cartazes De Protesto Como Folkcomunicação No Mundo Concreto E No Mundo Virtual

Autores

  • Agnes de Sousa Arruda Universidade de Mogi das Cruzes
  • Hércules Silva Moreira Universidade de Mogi das Cruzes

Resumo

Este artigo apresenta estudo sobre o uso de cartazes de protesto como forma de comunicação entre ativistas políticos e ciberativistas. Fundamentado nas teorias da Folkcomunicação, atualizadas no que diz respeito à comunicação nos movimentos sociais e aos meios nele utilizados, e também no que se refere à cultura da convergência, cibercultura e redes sociais na internet, o objetivo é analisar como os grupos se apropriaram, tanto da internet, quanto de um meio simples de comunicação, os cartazes, para transmitir frases de efeito e vozes de comando durante os recentes manifestos contra a corrupção no Brasil.

Biografia do Autor

Agnes de Sousa Arruda, Universidade de Mogi das Cruzes

Professora Coordenadora do curso de Comunicação Social da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC - SP); Mestre em Comunicação e Semiótica pela Universidade Paulista (UNIP - SP).

Hércules Silva Moreira, Universidade de Mogi das Cruzes

Professor do curso de Comunicação Social da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC - SP); Mestrando em Políticas Públicas na linha de pesquisa Políticas Culturais: Diversidade e Cidadania (UMC - SP).

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Publicado

2016-05-07

Como Citar

ARRUDA, A. de S.; MOREIRA, H. S. Das Ruas Para a Web E Vice-Versa: Os Cartazes De Protesto Como Folkcomunicação No Mundo Concreto E No Mundo Virtual. Revista Internacional de Folkcomunicação, [S. l.], v. 12, n. 26, p. 125–138, 2016. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/18938. Acesso em: 27 abr. 2024.