Das Ruas Para a Web E Vice-Versa: Os Cartazes De Protesto Como Folkcomunicação No Mundo Concreto E No Mundo Virtual

Autores

  • Agnes de Sousa Arruda Universidade de Mogi das Cruzes
  • Hércules Silva Moreira Universidade de Mogi das Cruzes

Resumo

Este artigo apresenta estudo sobre o uso de cartazes de protesto como forma de comunicação entre ativistas políticos e ciberativistas. Fundamentado nas teorias da Folkcomunicação, atualizadas no que diz respeito à comunicação nos movimentos sociais e aos meios nele utilizados, e também no que se refere à cultura da convergência, cibercultura e redes sociais na internet, o objetivo é analisar como os grupos se apropriaram, tanto da internet, quanto de um meio simples de comunicação, os cartazes, para transmitir frases de efeito e vozes de comando durante os recentes manifestos contra a corrupção no Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Agnes de Sousa Arruda, Universidade de Mogi das Cruzes

Professora Coordenadora do curso de Comunicação Social da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC - SP); Mestre em Comunicação e Semiótica pela Universidade Paulista (UNIP - SP).

Hércules Silva Moreira, Universidade de Mogi das Cruzes

Professor do curso de Comunicação Social da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC - SP); Mestrando em Políticas Públicas na linha de pesquisa Políticas Culturais: Diversidade e Cidadania (UMC - SP).

Downloads

Publicado

2016-05-07

Como Citar

ARRUDA, A. de S.; MOREIRA, H. S. Das Ruas Para a Web E Vice-Versa: Os Cartazes De Protesto Como Folkcomunicação No Mundo Concreto E No Mundo Virtual. Revista Internacional de Folkcomunicação, [S. l.], v. 12, n. 26, p. 125–138, 2016. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/18938. Acesso em: 5 dez. 2025.