Folkcomunicação, mídia e futebol: análise dos torcedores símbolos do Santa Cruz como expressão cultural e popular
Resumo
No ano em que o Brasil é o país sede da Copa do Mundo 2014, um dos clubes mais populares do país completa 100 anos de história. O Santa Cruz Futebol Clube, fundado por 11 jovens da periferia do Recife (PE), em 03 de fevereiro de 2014, tem hoje uma legião de milhões de fãs, sendo inclusive, a 39º média de público do mundo em 2011, ano esse em que o clube amargava a última divisão do futebol nacional. Entre os apaixonados pela Cobra Coral, cinco se destacam: Elvis Presley, Chico da Cobra, Super Santa, Bacalhau e Jesus Tricolor. Para entender o processo folkcomunicacional de difusão de informações e manifestações de opiniões, ideias, fé, rituais e esperança, foi empregado um levantamento survey, devido à aquisição de dados do grupo. Além disso, a pesquisa foi efetivada pela análise de conteúdos que busca organizar as unidades de análise, proferidas também de unidades de classificação ou de registro. Dessa forma, procura-se entender como os meios de comunicação de massa se apropriam das imagens das manifestações populares dos torcedores símbolos do Santa Cruz.Downloads
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