Folkcomunicação, mídia e futebol: análise dos torcedores símbolos do Santa Cruz como expressão cultural e popular

Autores

  • João Gabriel da Silva Brito Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Betania Maciel Universidade Federal Rural de Pernambuco

Resumo

No ano em que o Brasil é o país sede da Copa do Mundo 2014, um dos clubes mais populares do país completa 100 anos de história. O Santa Cruz Futebol Clube, fundado por 11 jovens da periferia do Recife (PE), em 03 de fevereiro de 2014, tem hoje uma legião de milhões de fãs, sendo inclusive, a 39º média de público do mundo em 2011, ano esse em que o clube amargava a última divisão do futebol nacional. Entre os apaixonados pela Cobra Coral, cinco se destacam: Elvis Presley, Chico da Cobra, Super Santa, Bacalhau e Jesus Tricolor. Para entender o processo folkcomunicacional de difusão de informações e manifestações de opiniões, ideias, fé, rituais e esperança, foi empregado um levantamento survey, devido à aquisição de dados do grupo. Além disso, a pesquisa foi efetivada pela análise de conteúdos que busca organizar as unidades de análise, proferidas também de unidades de classificação ou de registro. Dessa forma, procura-se entender como os meios de comunicação de massa se apropriam das imagens das manifestações populares dos torcedores símbolos do Santa Cruz.

Biografia do Autor

João Gabriel da Silva Brito, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural e Desenvolvimento Local-Posmex, UFRPE.

Betania Maciel, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Professora Doutora do Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural e Desenvolvimento Local- Posmex, UFRPE

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Publicado

2016-04-30

Como Citar

BRITO, J. G. da S.; MACIEL, B. Folkcomunicação, mídia e futebol: análise dos torcedores símbolos do Santa Cruz como expressão cultural e popular. Revista Internacional de Folkcomunicação, [S. l.], v. 13, n. 28, p. 50–65, 2016. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/18947. Acesso em: 17 nov. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS E ENSAIOS