O Jornalismo Cultural em perspectiva folkcomunicacional: Reflexões sobre práticas de ensino, extensão e pesquisa na formação jornalística cidadã
Resumo
Como integrar a formação profissional universitária em Jornalismo com atividades de pesquisa, extensão e, ao mesmo tempo, em sintonia com uma perspectiva de cidadania? E o que a Folkcomunicação tem a ver com o desafio que perpassa o questionamento da frase acima? O texto que segue discute alguns dos dilemas da universidade brasileira, em sua vocação profissionalizante, indicando pistas para dialogar com os três pilares da tradição acadêmica brasileira (ensino, pesquisa e extensão). E, a partir daí discute-se, a situação do Jornalismo no campo cultural em um diálogo conceitual com a Folkcomunicação. Para fins ilustrativos, as experiências discutidas são alguns projetos em andamento no Curso de Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Os autores são responsáveis, em qualquer que seja o formato do texto, pelas opiniões expressas ou indiretas presentes em seus respectivos trabalhos, não endossáveis pelo Conselho Editorial e pelos editores da Revista, bem como pela autenticidade do trabalho. Ao publicar trabalhos na Revista Internacional de Folkcomunicação, os autores cedem automaticamente os direitos autorais à publicação para veiculação das produções acadêmicas, sem ônus para a Revista. Os autores detêm os direitos autorais do texto para o caso de publicações posteriores e concedem à Revista Internacional de Folkcomunicação o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta Revista. Por serem publicados em revista de acesso livre, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em atividades educacionais e não-comerciais, sendo permitida a publicação simultânea em repositórios institucionais.