Capoeira: Rituais da comunicação, Decolonialidade e vinculações sociais no espaço do jogo

Autores

  • Luzia da Silva Arruda Universidade Federal de Mato Grosso
  • Yuji Gushiken Universidade Federal de Mato Grosso

Resumo

O jogo de capoeira, em sua trama de corpo e linguagem, vem performando historicamente a dimensão comunicacional de uma expressão cultural afrobrasileira. Neste artigo, adota-se a perspectiva da comunicação como cultura (LIMA, 2001) e da folkcomunicação (BELTRÃO, 1980) para se apontar a dimensão comunicacional das práticas culturais e a potência de vinculação social (SODRÉ, 2001) na capoeira. O objetivo é analisar a dinâmica constitutiva do espaço no qual a capoeira caracteriza-se singularmente pela luta contra a “ferida colonial” (MIGNOLO, 2007) que descaracteriza historicamente a prática do jogo como episteme. Assim, o jogo que vincula socialmente as pessoas se traduz como “prática decolonial” (BORSANI, 2014), num universo cultural para além da lógica de produção de sentido moderna, ocidental e capitalista.

Biografia do Autor

Luzia da Silva Arruda, Universidade Federal de Mato Grosso

Graduada em Comunicação Social (Radialismo) pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT/Cuiabá) e servidora técnica da TVU-UFMT. Mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade de Nova Lisboa (Portugal) e doutoranda em Estudos de Cultura Contemporânea pela Universidade Federal de Mato Grosso (ECCO-UFMT/Cuiabá).

Yuji Gushiken, Universidade Federal de Mato Grosso

Professor do Departamento de Comunicação Social e do Programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Estudos de Cultura Contemporânea da Universidade Federal de Mato Grosso (ECCO-UFMT), em Cuiabá, Mato Grosso, Brasil.

Downloads

Publicado

2016-04-30

Como Citar

ARRUDA, L. da S.; GUSHIKEN, Y. Capoeira: Rituais da comunicação, Decolonialidade e vinculações sociais no espaço do jogo. Revista Internacional de Folkcomunicação, [S. l.], v. 13, n. 29, p. 108–123, 2016. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/18968. Acesso em: 27 abr. 2024.