Copa do Mundo: a economia política como contexto para a pesquisa da folkmídia

Autores

  • Marcel Neves Martins Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Beatriz Dornelles Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Resumo

Para nossa tese de doutoramento sobre a comunicação do sentido popular da Copa do Mundo de 2014, no Brasil, pela imprensa de Porto Alegre (RS) temos como marco epistemológico a teoria da folkcomunicação, de Luiz Beltrão. A apropriação da economia política da cultura e da comunicação funciona como recurso metodológico para a compreensão do contexto que envolve a midiatização do megaevento esportivo pela folkmídia. Para isso, realizamos as pesquisas bibliográfica e documental, sendo que destacamos duas matérias do jornal Zero Hora para a análise de conteúdo. Como principal resultado, temos a percepção dessa interface entre a folkcomunicação e a economia política, que permitiu uma contextualização precisa para nosso trabalho sobre a comunicação social e midiática via folclore.

Downloads

Biografia do Autor

Marcel Neves Martins, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Doutorando em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - área de Práticas e Culturas da Comunicação. Bolsista Capes/Prosup.

Beatriz Dornelles, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Professora titular do PPGCom da Faculdade dos Meios de Comunicação (Famecos) da PUCRS com Pós-Doutorado pela Universidade Fernando Pessoa (Porto/Portugal).

Downloads

Publicado

2016-01-07

Como Citar

MARTINS, M. N.; DORNELLES, B. Copa do Mundo: a economia política como contexto para a pesquisa da folkmídia. Revista Internacional de Folkcomunicação, [S. l.], v. 13, n. 30, p. 41–55, 2016. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/18977. Acesso em: 12 abr. 2025.

Edição

Seção

ARTIGOS E ENSAIOS