Indícios folkcomunicacionais no "Mural de Recados" do site "André da FM" (Alto Araguaia-MT).
Resumo
O trabalho se trata de uma colaboração entre docentes de jornalismo com vistas à reflexão sobre a Folkcomunicação em tempos de Cibercultura e seus indícios nas chamadas ilhas de resistência on-line da cultura popular. Estas são representadas aqui pelo site jornalístico regional "André da FM", mais especificamente pelo quadro "Mural de recados", uma espécie de chat, aqui entendido como a atualização dos tradicionais canais folk. Além da análise teórica, optou-se pela análise do conteúdo deste mural, pelo período de 15 dias. Ao final do percurso percebeu-se um canal dialógico que medeia informações dos internautas. O conteúdo das mensagens é permeado pelas marcas da cultura popular regional, tais como as folclóricas rixas políticas entre famílias tradicionais, bem como aqueles folk internautas que se utilizam de pseudônimos de forma tática, negociando significados.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Os autores são responsáveis, em qualquer que seja o formato do texto, pelas opiniões expressas ou indiretas presentes em seus respectivos trabalhos, não endossáveis pelo Conselho Editorial e pelos editores da Revista, bem como pela autenticidade do trabalho. Ao publicar trabalhos na Revista Internacional de Folkcomunicação, os autores cedem automaticamente os direitos autorais à publicação para veiculação das produções acadêmicas, sem ônus para a Revista. Os autores detêm os direitos autorais do texto para o caso de publicações posteriores e concedem à Revista Internacional de Folkcomunicação o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta Revista. Por serem publicados em revista de acesso livre, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em atividades educacionais e não-comerciais, sendo permitida a publicação simultânea em repositórios institucionais.