Indícios folkcomunicacionais no "Mural de Recados" do site "André da FM" (Alto Araguaia-MT).

Autores

  • Rafael Rodrigues Lourenco Marques Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT
  • Gibran Luis Lachowski Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT
  • Ana Paula R. Carnahiba anacarnahiba@gmail.com

Resumo

O trabalho se trata de uma colaboração entre docentes de jornalismo com vistas à reflexão sobre a Folkcomunicação em tempos de Cibercultura e seus indícios nas chamadas ilhas de resistência on-line da cultura popular. Estas são representadas aqui pelo site jornalístico regional "André da FM", mais especificamente pelo quadro "Mural de recados", uma espécie de chat, aqui entendido como a atualização dos tradicionais canais folk. Além da análise teórica, optou-se pela análise do conteúdo deste mural, pelo período de 15 dias. Ao final do percurso percebeu-se um canal dialógico que medeia informações dos internautas. O conteúdo das mensagens é permeado pelas marcas da cultura popular regional, tais como as folclóricas rixas políticas entre famílias tradicionais, bem como aqueles folk internautas que se utilizam de pseudônimos de forma tática, negociando significados.

Biografia do Autor

Rafael Rodrigues Lourenco Marques, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

Professor efetivo da cadeira de Teorias da Comunicao do curso de Jornalismo da Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT. Mestre em Educacao pela UFMT.

Gibran Luis Lachowski, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

Professor efetivo do Curso de Jornalismo da Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT. Mestre em Estudos de Linguagem pela UFMT

Ana Paula R. Carnahiba, anacarnahiba@gmail.com

Egressa do curso de Comunicação Social (habilitação Jornalismo) da UFMT/Cuiabá.

Downloads

Publicado

2016-01-07

Como Citar

MARQUES, R. R. L.; LACHOWSKI, G. L.; CARNAHIBA, A. P. R. Indícios folkcomunicacionais no "Mural de Recados" do site "André da FM" (Alto Araguaia-MT). Revista Internacional de Folkcomunicação, [S. l.], v. 13, n. 30, p. 98–115, 2016. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/18980. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS E ENSAIOS